EPDM

EPDM

A Boarracha de EPDM, oferece ótimas propriedades de isolação elétrica, que somado à resistência ao ozônio, água, umidade, intemperismo e calor, bem como custo competitivo, torna-se muito interessante em aplicações de diversos Segmentos como cobertura isolante de fios e cabos elétricos para médias tensões elétricas,

Guarnições esponjosas para portas, porta-malas, Coxins e amortecedores diversos; Mantas de isolação elétrica, Juntas de dilatação, Vedações para máquinas

Ao que se conhece, a história dos elastômeros de Etileno-Propileno data de 1951, quando foi descoberta de uma nova classe de catalisadores à base de Alumínio-Vanádio, pelo pesquisador Karl Ziegler. Baseando-se nesta recente descoberta, o pesquisador Giulio Natta, utilizando de tal classe de catalizador produziu um Polipropileno de alto peso molecular. Um significante passo para a indústria da borracha, foi o trabalho de Giulio Natta, e sua equipe, usando a mesma classe de catalisadores conseguindo um sistema capaz de produzir copolímeros de Etileno-Propileno amorfos com características elastoméricas.

Os pesquisadores Ziegler e Natta foram contemplados com o Prêmio Nobel de Química em 1963 por estas significantes descobertas. As primeiras produções de copolímeros de Etileno-Propileno , em larga escala para comercialização ao mercado de borracha datam do início dos anos 60, em que, na época os produtores eram as empresas: Exxon, Enichem, E.I Du Pont de Nemours e Uniroyal.

Nos seguintes 20 anos, diversos outros produtores instalaram suas plantas, explorando um constante crescimento do mercado, que vem se expandindo até os dias atuais.